Marketing Leonardo Freitas

7 Dicas de Como conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento

Como conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento? Essa é a pergunta que todos mundo gostaria de obter! E porque não? Confira tudo no post de hoje!

001-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

7 Dicas de Como conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento

Como conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento? Essa é a pergunta que todos mundo gostaria de obter! E porque não? Confira tudo no post de hoje!

Conquistar clientes é algo imprescindível para que um negócio se mantenha ativo, afinal, as vendas são fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Entretanto, mais difícil do que conquistar um cliente é fazer com que esse cliente continue fiel e é justamente por isso que se desenvolvem ferramentas e estratégias.

Uma dessas incríveis ferramentas que oferecem um ótimo resultado para quem a utiliza corretamente é o marketing de relacionamento e pode se fator decisivo nessa tarefa de conquistar clientes.

Então se você quer saber como conquistar cliente fieis com o marketing de relacionamento, continue lendo esse texto e descubra tudo o que você precisa conhecer e que ninguém nunca te contou.

Vamos lá?!

 

Mas para começar, você sabe o que é Marketing de relacionamento?

O marketing, de uma forma geral, nada mais é do que uma ferramenta, que visa a criação de um elo comunicativo entre a empresa e clientes, podendo ser também clientes em potencial, com ações que visam aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade da empresa.

Mas como somente conquistar o cliente não é tudo, é imprescindível também fidelizar o cliente fazendo com que ele siga interessado na empresa e nos seus produtos e serviços, sabendo dobre a satisfação dele e se ele estaria disposto a comprar de você novamente.

Já o marketing de relacionamento segue esse mesmo princípio, porem com todas as suas ações voltadas para a manutenção do relacionamento do cliente com a empresa, visando sempre estabelecer uma relação de confiança e positividade entre ambos.

Logo podemos dizer que o foco do marketing de relacionamento é, justamente, fidelizar o cliente, proporcionando atenção a ele mesmo no pós-compra, quando muitos clientes são esquecidos pois as empresas acreditam que já cumpriram seu papel.

Entretanto o marketing de relacionamento entende que, tão importante quanto conquistar novos clientes, é conquistar clientes fiéis e isso pode ser feito, por exemplo, através da oferta de benefícios.

Então podemos dizer que o grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se convertam em fãs da empresa e de seus produtos e serviços, voltando a comprar sempre.

 

Mas afinal, qual a importância do marketing de relacionamento?

Grandes ou pequenas as empresas vivem de seus clientes e devem ter consciência da importância dos mesmos para o sucesso de seus empreendimentos.

Logo, nunca poderá ser algo negativo investir no relacionamento para conquistar clientes fiéis e interessados verdadeiramente no que você pode oferecer.

Sendo assim é importante estar sempre investindo em ações de marketing, não só para captar novos clientes, como também para manter um bom relacionamento com os clientes antigos pois atualmente não basta mais vender, é preciso conquistar e encantar a sua audiência.

Isso tudo por que é através do marketing de relacionamento que você conseguirá entender o que as pessoas precisam, o que você deve oferecer, o que esperam dos seus produtos e serviços, como foi a experiência delas no momento da compra e muitos outros fatores fundamentais.

01-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Isso tudo serve não só para agradar aqueles que já são clientes como para melhorar a experiência de compra para os próximos.

Resumidamente então, podemos dizer que o marketing de relacionamento tem como sua principal função a manutenção de um contato constante entre a empresa e o cliente, nutrindo sempre o vínculo estabelecido na compra com a intenção de manter o cliente interessado e com potencial de compra.

Isso faz com que o cliente tenha a marca fixada em sua cabeça, com uma presença constante em sua vida. Entretanto é de extrema importância ressaltar que estar presente na vida do cliente não significa ser invasivo ou abusivo sobrecarregando o mesmo e informação e mensagens.

Com tudo isso podemos perceber, então, a importância do marketing de relacionamento para uma empresa.

 

E agora, como conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento?

Primeiramente, para que uma empresa possa seguir um bom plano de marketing de relacionamento, ela precisa também possuir a cultura da fidelização de clientes juntamente com os seus colaboradores, se esse for o caso.

Isso por que a relação com o cliente começa já desde o primeiro contato do mesmo com a empresa e é nesse momento que as ações para conquistá-lo devem começar.

Imagine que um visitante do seu blog está interessado por um produto da sua página e escreve para você perguntando sobre alguma dúvida que ele possui. Se esse atendimento for vago, demorado ou mesmo insuficiente, é possível que o visitante já repense o seu envolvimento com a empresa.

Então é importante, primeiramente, nutrir essa relação desde o início de forma que ela seja concluída lindamente com a venda de um produto ou serviço, estendendo-se para compras futuras.

Sendo assim, para que uma empresa possa fazer isso com êxito e possa ter um bom plano de marketing de relacionamento também é importante fazer com que os próprios clientes façam propaganda da mesma, mostrando como estão satisfeitos e como o seu produto é importante na vida deles.

Não existe uma fórmula de sucesso melhor do que transformar o cliente em propaganda, estimulando novos compradores a também adquirirem o que você oferece, mas você só consegue isso se ele estiver realmente feliz com a compra que fez e com a atenção que recebeu, entendeu?

Então para que você possa conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento é importante que todas as ações sejam bem direcionadas e façam o cliente se sentir um importante componente dessa relação comercial pois ele realmente é.

Sendo assim, agora que você já sabe bastante sobre o assunto, veja algumas dicas incríveis que você pode pôr em prática na sua empresa para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento.

  • 1º # Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: captar, reter e fidelizar.

1-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Captar, reter e fidelizar são as regras de ouro para o marketing de relacionamento e é onde todas as demais ações vão se basear para garantir o seu cumprimento.

Então a primeira coisa que você deve entender é que esses três passos são fundamentais na tarefa de desenvolver um bom plano de marketing de relacionamento, porém muitos empresários ainda não se deram conta disso.

Isso por que a maioria das empresas tende a esquecer o cliente depois que a compra é realizada, ou seja, não passam da primeira etapa que é a de captar o cliente.

Entretanto, é comprovado que alimentar um bom relacionamento com o cliente é essencial para uma empresa de sucesso e com alta lucratividade.

Além disso, é mais barato fidelizar um cliente do que ter que conquistar um novo cliente desde o zero. Pense nisso!

 

  • 2º # Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: descubra quais são os mais valiosos

2-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Imagine que do seu total de clientes, 20% deles são os responsáveis por 65% dos lucros. Isso quer dizer que é para esses clientes que você deve dar mais atenção e focar mais as suas ações, pois eles são os mais valiosos.

Entretanto, para poder fazer isso, é fundamental manter um banco de dados atualizado da sua lista de clientes pois é daí que você tirará as informações necessárias sobre quais são os clientes que receberão os maiores esforços.

Mas atenção! Isso não quer dizer que o restante dos clientes deve ficar esquecido e sim que o foco das ações de marketing será para o grupo principal.

Feito isso, utilize as mídias sociais, personalize suas campanhas, use o marketing de conteúdo e promova uma boa experiência para o cliente com a empresa.

Fazendo isso você estará utilizando o marketing de relacionamento dirigido, focando naqueles clientes que geram maior lucro para a empresa.

 

  • 3º # Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: fidelize os clientes

3-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Você já percebeu a quantidade de empresas, como administradoras de crédito, companhias aéreas e muitas outras, possuem programas de fidelidade muito atraentes?

Isso acontece justamente por que esse é um ponto importante na relação com o cliente. Então, nada melhor do que utilizar as informações que você possui no seu banco de dados para promover um bom programa de fidelidade.

Uma forma de fazer isso é realizando pesquisas para conseguir identificar claramente quais são as dúvidas, as necessidades e também os desejos desse seu público, para poder definir a ação ideal para eles.

 

  • 4º# Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: planeje bem

4-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Antes mesmo de implementar o programa de fidelidade junto aos seus clientes é preciso que você realize um excelente planejamento para que ele funcione muito bem.

Então pense nas formas de implementar esse programa, como ele irá funcionar, que ferramentas de suporte serão necessárias, o que você poderia oferecer e como ofereceria e etc.

É importante também estabelecer as regras e condições para que o seu sistema funcione corretamente dentro de parâmetros bem definidos.

As estratégias para esse ponto podem ser variadas pois você pode oferecer tanto um programa e pontos, no qual o cliente acumula pontos por compra e posteriormente troca por produtos ou mesmo um sistema que ofereça desconto para a seguinte compra.

A loja online da Centauro, por exemplo, depois de uma compra, sempre oferece um bom crédito para as próximas compras acima de um valor determinado por eles.

O mais importante de tudo é sempre calcular para que esse sistema não gere prejuízo para a sua empresa e é por isso que o planejamento é essencial.

  • 5º # Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: valorize seus clientes

5-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Um erro muito comum para a maioria dos empresários, principalmente no mercado virtual, é o de subestimas os seus clientes pensando neles apenas como compradores ou consumidores de seus produtos.

Isso não quer dizer que eles, de fato, não sejam os compradores, mas sim que devem ser vistos como mais que isso, que devem ser vistos como pessoas, com desejos, necessidades e gostos.

Além disso eles são também uma oportunidade. A oportunidade que você está buscando para desenvolver um relacionamento produtivo e que seja capaz de gerar frutos para ambos.

 

  • 6º # Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: invista esforços nas mídias sociais

6-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Pode parecer bobo ter que falar isso hoje em dia, mas as redes sociais são um excelente canal de comunicação entre as empresas e seus clientes pois estão presentes nas vidas de todas as pessoas nos dias de hoje.

Além disso, estar nas redes sociais permite que a empresa esteja mais próxima de seus clientes, mais aberta a dúvidas, mais disposta a negociações e mais disponível para os mesmos, de uma forma geral.

Isso tudo nada mais é do que uma ação para se aproximar do cliente, criar um relacionamento mais próximo com ele e, como o próprio nome já diz, socializar.

Assim você se mostra aberto às pessoas e faz com que elas confiem mais em você e no seu negócio, pois sentem que ele é acessível.

Isso tudo sem falar que as redes sociais são uma excelente forma de promover novos produtos e também de conquistar novos clientes, mantendo o faturamento sempre ativo.

 

  • 7º # Dica para conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento: ofereça um bom suporte

7-conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento-www.DinheiroAbundante.Com

 

Por fim, de nada adianta você planejar e botar em prática todas essas ações se não possui uma equipe qualificada para atender as necessidades dos clientes da melhor forma possível.

Se isso não acontecer, você pode ter certeza que todo o esforço e emprenho para a fidelização terá sido em vão e não vai funcionar como deveria.

Então procure atender os clientes de uma maneira que esteja em sintonia com as suas ações anteriores, tenha uma boa estratégia, ofereça um atendimento cordial e diferenciado e que seja capaz de fazer o cliente se sentir especial, e não apenas mais um na multidão.

 

Pronto! Agora você já sabe o que é o marketing de relacionamento, como ele é importante para a sua empresa e até mesmo com implementar ele para conquistar clientes fiéis.

Com certeza se você botar essas dicas em prática você conseguirá conquistar clientes fiéis com marketing de relacionamento.

Ouse, invista seus esforços, planeje bem, e se destaque no mercado.

Boa sorte!

Sobre o autor | Website

Eu sou Leonardo Freitas Empreendedor Digital, afiliado de produtos digitais. Compartilho conhecimento e técnicas para quem quer começar seu negócio de forma legal, escalável e muito lucrativa na Internet. Seja bem vindo!

Como Ganhar R$10.000,00 Como Afiliado De Produtos Digitais. 

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!